fbpx

O que acontece se um MOTOR ficar sem ÓLEO?

Todo motor de combustão interna precisa de óleo para funcionar corretamente. Essencialmente, o óleo é composto de uma base lubrificante mais um pacote de aditivos que ajudam a cuidar do seu motor e atender à maioria das suas necessidades, incluindo:

  • Lubrificação
  • Limpeza
  • Controle de altas temperaturas nas peças
  • Proteção contra desgaste e corrosão

Esses componentes que o óleo contém proporcionam propriedades antioxidantes, detergentes, anticorrosivas, anticongelantes, entre tantas outras, que com o tempo e uso do motor começam a queimar e perdem o efeito (por isso o óleo fica mais escuro), sendo necessário trocá-lo às os tempos recomendados.

Deixar de fazer isso em tempo hábil pode causar sérios danos e problemas ao motor, reduzindo sua vida útil e resultando em perda de dinheiro.

Em essência, o objetivo principal do óleo é a lubrificação das partes móveis dentro do motor. Visa reduzir o atrito ou atrito entre essas partes móveis, o que permite um funcionamento contínuo, suave e fluido.

Mas o que acontece se um motor ficar sem óleo?

CONSEQUÊNCIAS DE UM MOTOR SEM ÓLEO LUBRIFICANTE

Existem vários motivos pelos quais um motor pode ficar sem óleo: bujão do cárter mal encaixado, cárter rachado devido a uma explosão, vazamentos no circuito de lubrificação ou também pode ocorrer porque a viscosidade do óleo usado não é correta ou porque as tolerâncias entre o pistão e o bloco do motor tornaram-se muito largos, causando sua queima. Saiba mais sobre isso clicando aqui.

Então, o que pode acontecer com o motor se ele falhar na lubrificação ou ficar sem óleo?

  1. Batidas fortes ou chocalhos são gerados entre as peças de metal do motor
  2. Ruídos alarmantes surgem dentro do motor
  3. Fricção entre as peças de metal aumenta, o que aumenta drasticamente sua temperatura

E são essas altas temperaturas no metal que em questão de segundos podem levar o motor ao limite da resistência, causando danos irreparáveis ​​como rachaduras, quebras ou derretimento, fazendo com que falhe miseravelmente.

Se você descobrir que seu motor está sem óleo ou com falha de lubrificação, a melhor coisa a fazer é parar o carro imediatamente e procurar ajuda.

COMO PROTEGER SEU MOTOR CONTRA PERDA DE ÓLEO

A resposta é simples: usando o MotorKote 100® Antifricção

Porque?

Embora o metal pareça liso a olho nu, em um nível microscópico ele apresenta asperezas ou sulcos, que são o que geram atrito e desgaste.

MotorKote 100® trata a rugosidade do metal, aproveitando uma propriedade fundamental dos metais: sua plasticidade, e com a ajuda do atrito e das altas temperaturas presentes nos motores, trata o metal tornando-o mais liso, reduzindo o atrito, o desgaste e temperaturas altas.

Isso significa que quando há falha ou perda de lubrificação, as peças metálicas do motor tratadas com MotorKote 100®, por serem mais lisas ou com menor rugosidade, conseguem resistir ao atrito metal-metal por mais tempo do que outras peças metálicas que não o foram tratada, que terá uma falha iminente e catastrófica em poucos minutos. A utilização do MotorKote 100® Antifricção prolonga o tempo de resistência do motor e, antes que isso aconteça, permitirá a operação por um período adicional para conseguir a assistência técnica imediata necessária ao veículo.

Então, o MotorKote 100® realmente protege um motor que ficou sem óleo?

Mais de 20 anos de uso e experiências no setor automotivo na Colômbia e em outros países do mundo confirmam isso. E para demonstrar a eficácia do MotorKote 100® Antifricção, removemos o óleo e o cárter de um Chevrolet Onix 2017 com menos de 7.000 km de viagem e o que aconteceu pode surpreendê-lo.

Usando regularmente o MotorKote 100® Antifricção, seu motor estará protegido o tempo todo, mesmo em condições extremas, como perda de óleo e partida a frio. Confira por si mesmo!

MotorKote faz o que diz!

2022-05-09T17:43:14-04:00 mayo 9th, 2022|Sin categoría|

Leave A Comment