A CIÊNCIA da FRICÇÃO

Tribologia é a ciência que estuda a interação de superfícies móveis. Isso inclui os princípios de fricção, lubrificação e desgaste.

Em outras palavras, a tribologia estuda o atrito entre dois corpos em movimento, o desgaste como efeito natural desse fenômeno e a lubrificação como meio de prevenção do desgaste.

É uma ciência interdisciplinar que envolve campos como química, física, matemática, engenharia e muito mais. E embora os humanos tenham reconhecido o conceito há centenas de anos, isso foi apenas até meados da década de s. XX que o termo passou a ser utilizado e aprofundado em seu estudo.

O termo ‘tribologia’ tornou-se famoso graças ao ‘Jost Report’ (Jost Report), um estudo encomendado pelo governo britânico em 1966 para investigar os danos causados pelo desgaste. O comitê chefiado por Peter Jost estimou que a aplicação dos princípios básicos da tribologia poderia salvar a economia do Reino Unido em aproximadamente ₤515 milhões de euros por ano.

O relatório foi capaz de determinar, entre outros, que o atrito e o desgaste produzem consumo de energia ou combustível e que, ao melhorar as condições de atrito e desgaste por meio da lubrificação, o consumo pode ser reduzido e dinheiro economizado.

MENOS FRICÇÃO = MENOS DESGASTE = MENOS CONSUMO DE ENERGIA = ECONOMIA DE DINHEIRO

 

Além dos benefícios econômicos obtidos, a tribologia pode ser utilizada para reduzir as emissões de CO2 por meio do aumento da eficiência energética, ajudando a cuidar do nosso planeta.

A indústria de transportes é um dos maiores consumidores de energia, mas também uma importante fonte de emissões de CO2, portanto, tecnologias otimizadas tribologicamente são de vital importância para reduzir o impacto ambiental.

LUBRIFICAÇÃO

Para controlar o atrito e o desgaste, são usados ​​lubrificantes. Basicamente, o que o lubrificante faz é formar uma fina película entre duas superfícies móveis, separando as superfícies em contato.

E embora os lubrificantes possam ser sólidos, líquidos ou plásticos, graxas e óleos são o tipo mais comum de lubrificante.

Eles têm várias funções, incluindo:

  • Controla a fricção: reduz o aumento da temperatura e o consumo de energia
  • Desgaste de controle: Reduz o desgaste mecânico e corrosivo.
  • Corrosão de controle: Protege o equipamento de substâncias corrosivas.
  • Temperatura de controle: Absorve e transfere calor.
  • Poluentes de controle: transporta partículas e outros poluentes para filtros / separadores.

Para alcançar todas essas funções, os lubrificantes contêm pacotes de aditivos que fornecem propriedades extras. Com o tempo e o uso, esses pacotes de aditivos queimam ou se desgastam, o que diminui a eficácia do lubrificante e devem ser trocados.

E embora o óleo lubrificante faça o trabalho, ele tem suas limitações na redução do atrito e do desgaste.

O RESULTADO DA CIÊNCIA ANTI-FRICÇÃO

A maioria das superfícies, neste caso as metálicas, embora à primeira vista pareçam lisas, ao nível microscópico não o são: têm vales e picos que, ao entrarem em contato, causam atrito, desgaste e temperatura.

Essa lei fundamental do atrito permitiu o desenvolvimento de técnicas, produtos e componentes para combatê-lo, sob o princípio de que reduzir a área de contato reduz o atrito.

É por isso que, depois de muitos anos de estudos, análises e evolução, podemos falar hoje em Ciência Antifricção.

MotorKote 100® é o resultado da ciência anti-fricção.

Porque?

Porque o estudo contínuo do atrito e seus efeitos nos componentes levaram ao desenvolvimento de um produto capaz de reduzir em até 60% o atrito entre as superfícies metálicas em contato: o MotorKote 100® antifricção.

O MotorKote 100® antifricção é um produto de última geração, com certificação SR3 (Sequence IIIF), o que o torna único no mercado.

Porque?

Ao contrário de outros agentes antifricção MotorKote 100® não cria camadas ou preenche porosidades na superfície do metal.

Sua fórmula avançada utiliza o atrito e a temperatura presentes nas superfícies metálicas em contato, para alinhar os picos com os vales (em nível microscópico).

Também não contém em sua fórmula componentes que liberem partículas sólidas no sistema de lubrificação, o que pode causar problemas a curto e longo prazo.

Ao reduzir o atrito em 60%, benefícios como:

  • Reduz o desgaste entre as peças em contato
  • Reduza a temperatura entre as partes em contato
  • Reduza o consumo de combustível ou energia
  • Reduz emissões poluentes
  • Aumenta a vida útil das peças em contato
  • Aumente a compressão e a potência
  • Aumente a eficiência energética
  • Economizando dinheiro

MotorKote 100® NÃO é um aditivo de óleo, é um Tratamento Antifricção para metais, portanto não é necessário aplicá-lo a cada troca de óleo.

Quando utilizado em seu veículo ou maquinário, os resultados são óbvios: você economiza dinheiro, reduz as emissões de CO2, cuida do meio ambiente e evita problemas.

MotorKote® 100 é CIÊNCIA EM UM FRASCO toda clase de vehículos

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