Mais frequentemente do que parece, há ocasiões em que o motor enfrenta condições extremas, que podem causar danos aos seus sistemas e componentes, provocando mau funcionamento e baixo rendimento, e até mesmo uma reparação prematura.
Quais podem ser essas condições extremas?
O motor, em sua maioria, é composto por peças metálicas que estão em constante contacto entre si.
Como o motor funciona a milhares de rotações por minuto (RPM), ou seja, o virabrequim dá milhares de voltas por minuto, essas peças funcionam a alta velocidade, gerando atrito e temperatura entre elas, o que as desgasta e pode causar problemas com o tempo.
Para isso, existe o óleo lubrificante, responsável por ajudar a reduzir o atrito e a temperatura, além de cumprir outras funções essenciais. Devido ao seu papel tão importante no motor, é vital usar o óleo recomendado pelo fabricante e trocá-lo nos intervalos indicados.
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Em condições normais, o óleo funciona bem, mas o que acontece quando o óleo enfrenta condições extremas de temperatura e atrito, como ignição a frio ou em caso de contaminação e/ou perda do lubrificante?
É um estado do motor que é frequentemente ignorado ou negligenciado, mas é uma das condições mais extremas que ele deve enfrentar.
A ignição a frio é aquele momento em que o motor é ligado, quando está «frio» ou à temperatura ambiente, depois de ter estado desligado ou inativo por algum tempo.
Nestas condições, o óleo está «frio», o que o torna mais denso ou viscoso, dificultando a sua fluidez. Além disso, encontra-se no fundo do cárter, demorando alguns segundos a chegar a todas as peças metálicas do motor.
Esses poucos segundos de fricção extrema, em que as peças metálicas entram em contacto sem a presença de óleo lubrificante, causam mais de 50% do desgaste do motor.
A contaminação do óleo lubrificante passa despercebida na maioria das vezes, mas pode causar grandes danos. Ele pode ser contaminado por vários motivos, entre os quais se destacam:
Esses contaminantes do óleo lubrificante fazem com que ele perca a sua eficácia ao lubrificar e proteger as peças metálicas, gerando desgaste prematuro, redução da lubrificação, formação de depósitos, perda de potência e desempenho. Mas, acima de tudo, aumentam o risco de sobreaquecimento, devido ao atrito e à temperatura extrema a que é submetido.
Quanto mais tempo o óleo lubrificante contaminado permanecer no interior do motor, mais estragos causará, reduzindo significativamente a sua vida útil.
Por outro lado, embora seja pouco comum, a perda de óleo lubrificante ocorre com mais frequência do que se imagina. Várias razões, como um tampão do cárter mal colocado, fugas no circuito de lubrificação, danos no motor, acidentes, entre outras, causam a fuga de óleo, o que gera um ambiente destrutivo de atrito e temperatura extrema para o motor.
Embora saibamos que é normal que haja atrito e temperatura de operação no motor, o que não é normal é que estes se tornem extremos devido a condições como:
Para mencionar apenas algumas.
O atrito e a temperatura extremos podem desgastar rapidamente várias peças do motor, como pistões, anéis, rolamentos e árvores de cames. Além disso, o óleo perde as suas propriedades em temperaturas extremas, o que gera maior atrito e desgaste.
Isso se torna um círculo vicioso de temperatura e atrito que pode resultar no sobreaquecimento do motor e até mesmo na deformação de componentes, como o cabeçote ou o bloco, ou até mesmo em uma falha total do sistema, gerando danos bastante caros para reparar.
Para proteger o motor em qualquer situação que gere atrito e temperatura, seja extrema ou não, é vital:
Seguir estas recomendações ajudará a manter o nosso motor em bom estado e preparado.
Mas a verdade é que, apesar de fazermos isso, e embora algumas das condições que aumentam a temperatura e o atrito no motor a níveis extremos possam ser evitadas, outras não podem, devido a um acidente ou a um imprevisto.
O que pode ser feito nesses casos?
O melhor a fazer nesses casos é usar o MotorKote 100 antifricção.
Porquê?
A escolha do óleo lubrificante adequado é um investimento essencial no desempenho e na longevidade do seu veículo. O segredo está em compreender as necessidades específicas do motor, seguir as recomendações do fabricante e considerar fatores como viscosidade, tipo de óleo e especificações adicionais.
Porque MotorKote 100 é o único que age como um ferreiro sobre o metal, moldando a sua superfície e reduzindo o atrito entre os metais em até 60%.
Isso faz com que o metal do motor seja capaz de suportar atrito e temperaturas extremas, mantendo-o protegido o tempo todo, mesmo que o motor fique sem óleo lubrificante.
Veja neste vídeo como o MotorKote protege um motor sem óleo.
Além de proteger em situações extremas, o MotorKote 100 ajuda a aumentar o desempenho, a potência e a compressão do motor, ao mesmo tempo que aumenta a sua vida útil, reduzindo ruídos e consumo de combustível, o que se traduz em economia de dinheiro.
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