POR QUE O ÓLEO DO MOTOR DEVE SER TROCADO?

A função mais importante do óleo é lubrificar o motor e ajudar a reduzir sua temperatura, pois, ao circular pelo sistema, lubrifica as partes internas que permitem seu funcionamento e ajuda a transmitir o calor dessas peças mudar o óleo. 

Ao mesmo tempo, o óleo cobre as partes metálicas do motor com uma película protetora que as protege parcialmente contra o desgaste e também contra a oxidação.

 

Apesar disso, existem vários fatores que fazem com que o óleo perca sua eficácia e precise ser trocado:

Perda de eficácia de componente

O óleo do motor é composto principalmente de 75% a 85% de base lubrificante, que pode ser sintético, semissintético ou mineral, e os 15% a 25% restantes são compostos por um pacote de aditivos que adicionam algumas propriedades ao óleo. Ou eles reforçam os que você já tem. mudar o óleo

Os pacotes de aditivos mais comuns são:

  • Modificadores de viscosidade
  • Anti desgaste
  • Antioxidantes
  • Detergentes
  • Dispersantes
  • Anticorrosivo
  • Anticongelante
  • Antiespumantes

Com o passar do tempo, as embalagens de aditivos começam a queimar ou perdem suas propriedades, o que ocasiona uma perda na eficácia do óleo, por isso é recomendável trocá-lo. mudar o óleo.

Poluição

É fato, o óleo fica sujo. A contaminação do óleo se deve a vários fatores:

  • Carvões: devido a falhas de combustão (entupimento, dessincronização, etc.), carbono ou fuligem começam a se formar em todo o sistema, o que suja o óleo.
  • Partículas metálicas: O atrito presente entre as partes móveis que estão no motor, gera desgaste entre elas que faz com que pequenas partículas metálicas se desprendam e caem no óleo.
  • Poeira: Embora o filtro de ar esteja ali para garantir um ar limpo e livre de impurezas para a mistura, ele pode sofrer avarias ou vazamentos que se infiltram no ar e contaminam o óleo.
  • Água: A água promove a oxidação do óleo base, aumentando o risco de formação de lodo e verniz. Também pode causar ferrugem e corrosão nas superfícies da máquina e reduz a película lubrificante.

Esses poluentes que viajam pelo circuito de lubrificação muitas vezes não são filtrados pelo filtro de óleo e se aglomeram, formando grumos ou lama, o que gera desgaste no motor.

Mesmo esses grumos ou lodo começam a se acumular e se estabelecer no motor (cárter, bloco, paredes, etc.), o que contamina o novo lubrificante e com o tempo também gera plugues na bomba de óleo e problemas no catalisador.

Este é um dos motivos pelos quais o lubrificante e o filtro de óleo devem ser trocados periodicamente.

 

Com que frequência o óleo deve ser trocado?

Em geral, o óleo e o filtro devem ser trocados a cada 5.000 a 30.000 quilômetros, dependendo de fatores como o tipo de óleo (sintético, mineral, semissintético), o tipo de veículo, as recomendações do fabricante e a idade do veículo, entre outros. 

Qual óleo deve ser usado?

Recomenda-se utilizar o óleo com a viscosidade recomendada pelo fabricante do veículo, a viscosidade de um lubrificante é representada pelo grau SAE. Ignorar esta recomendação e usar uma viscosidade mais alta do que a recomendada pode criar atrito de fluido e desgaste das peças do motor. E o contrário, ou seja, usar uma viscosidade inferior à recomendada pode evaporar o óleo e danificar o motor. mudar o óleo’

Recomendamos consultar o manual do veículo para mais informações.

O que acontece se o óleo não for trocado nos horários recomendados?

Deixar de trocar o óleo nos horários recomendados pode levar a problemas menores, como entupimento de óleo, entupimento e problemas com a bomba de óleo e o catalisador, o que pode levar ao desgaste prematuro do motor ou coisas mais sérias como ruídos de falha. Lubrificação, biela quebra da bucha, curvatura do came ou pior, quebra do motor devido a falha de lubrificação.

É importante ter sempre em mente os tempos de troca de óleo do veículo para garantir a boa saúde do motor.

Independentemente do tipo de óleo que você usa ou de sua contaminação, o MotorKote 100 Antifricção protege seu motor contra atrito e desgaste em todos os momentos, dobrando sua vida útil, aumentando seu desempenho e protegendo o meio ambiente.

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